6 Alimentos que deve evitar no Micro-ondas

6 alimentos que deve evitar no micro-ondas receitas-da sissi

Trago hoje uma dica de alimentação sobre 6 Alimentos que deve evitar no Micro-ondas.

Sabiam que há comidas que não devemos reaquecer no micro-ondas?? Bem, eu não fazia a mínima ideia, mas de facto existem alguns alimentos que não são aconselhados a aquecer no micro-ondas! Os micro-ondas tornaram-se numa mais valia, pois facilitam e muito a nossa vida do dia-a-dia!

Para alem disso,hoje em dia, a moda da marmita veio para ficar. Apesar de a quantidade de pessoas a ir comer fora ter aumentado, continuamos a manter o hábito de levar o que sobrou do jantar do dia anterior para o almoço do dia seguinte…eu sou uma dessas pessoas!!

E digo-vos, é um hábito que pretendo manter!!!. Primeiro porque como comida caseira..feita na minha cozinha..sei exatamente quais os ingredientes que lá tenho e que vou ingerir e depois claro, a questão económico também acaba por pesar..Se fizermos as contas do que poupamos no final do mês por levar a marmita para o trabalho, verificamos que realmente compensa! No mínimo ficamos com algum dinheirinho extra para ir jantar fora com o nosso mais que tudo!

6 Alimentos que deve evitar no Micro-ondas:

  1. Frango: quando reaquecido, altera a composição da proteína, podendo traduzir-se em problemas de estômago. Deve por isso, ser consumido logo após ser cozinhado ou então frio. Para além disso, existe também o perigo de conter salmonela, dado que ao reaquecer, o calor não chega a todas as partes do frango da mesma forma.
  2. Arroz: aqui o problema traduz-se no facto de o arroz cru poder conter bactérias nocivas que podem resistir ao processo de cozedura. Se for o caso e o arroz ficar muito tempo à temperatura ambiente, o facto de aquecermos no microondas não vai eliminar as bactérias. Por isso, quando cozinharem arroz, que sobre para o dia seguinte, certifiquem-se que fica bem armazenado depois de cozinhado!
  3. Ovos: aqui o único cuidado será ter a certeza que ao aquecer os ovos no microondas estes ficam bem quentes. Porém, não se aconselha a reaquecer ovos mexidos e cozidos pois podem trazer problemas do âmbito gastrointestinal, devido a grande quantidade de proteína que têm.
  4. Batatas: aqui novamente, o que esta em causa é o correcto armazenamento, após a confecção, isto porque, estando muito tempo ao ar livre, as batatas podem também desenvolver toxinas muito nocivas.
  5. Cogumelos: devem ser sempre ingeridos após serem cozinhados. Caso sobrem para a refeição seguinte, o melhor é come-los frios, para evitar problemas de estômago.
  6. Vegetais (ex: espinafres, beterraba e aipo): estes alimentos devem ser sempre consumidos frios, pois são alimentos ricos em nitratos, que quando são reaquecidos aumentam em grande quantidade, podendo ser tóxicos.

De uma forma resumida, o que pode acontecer é estes alimentos não serem guardados corretamente, alterando as suas propriedades e ao reaquece-los, poderão causar-nos alguns problemas do âmbito gástrico-intestinal! As entidades reguladoras aconselham que os alimentos armazenados depois de cozinhados sejam consumidos no prazo de dois dias!

É muito importante também saber que o aquecimento de copos de água no microondas, é altamente desaconselhado, pois pode traduzir-se em queimaduras graves. E não se esqueçam de usar no microondas apenas materiais que estão indicados para o efeito, para evitar problemas! Por exemplo, pratos com detalhes brilhantes não devem ir ao microondas, pois normalmente são feitos de tinta metalizada.

O que vos posso dizer é que irei continuar com a minha prática de levar a minha comidinha caseira para comer no dia seguinte no trabalho! Com certeza, vou começar a ter mais atenção à forma como guardo os alimentos, por forma a evitar complicações! De qualquer das maneiras, tento sempre fazer uma alimentação variada, pelo que nem sempre vou aquecer o mesmo tipo de alimentos!

Qual é a vossa opinião sobre estes 6 alimentos que deve evitar no Micro-ondas? :)




1 Abril, 2016
Previous Post Next Post

Qual a sua opinião?