É um Hidrato de Carbono simples, que pode ser obtido através da cana de açúcar ou da beterraba e que existe desde sempre nas nossas cozinhas! Está presente em praticamente todos os alimentos e bebidas que consumimos, mesmo que por vezes, de uma forma mais “dissimulada”.
Quando comecei a informar-me sobre todos os prós e contras achei que estava na hora de mudar alguma coisa na minha alimentação. O primeiro passo, foi cortar totalmente o açúcar quer no chá quer no café! Confesso que de inicio não foi fácil, principalmente no café, pois tem um sabor mais intenso e amargo! Contudo, hoje em dia já estou no lado oposto, isto é, não consigo tomar o café adoçado pois realmente o sabor fica completamente diferente!
Depois começamos a apercebermo-nos que existem bebidas e alimentos em que a presença do açúcar é de facto exagerada e muito nociva para a saúde. Falo por exemplo das Coca-Colas, refrigerantes, etc.
Açúcar: 7 coisas que vai querer saber!
Aqui ficam 7 factos sobre o açúcar para nos fazer pensar sobre a moderação da ingestão deste alimento:
- É extremamente viciante: o processo de adição ao açúcar que ocorre no nosso cérebro é semelhantes ao que sucede quando ingerimos álcool ou outras substancias aditivas. O açúcar refinado é absorvido muito depressa, o que aumenta rapidamente a glicose no sangue, o que por sua vez, obriga o pâncreas a produzir uma quantidade maior de insulina. Este processo acaba por tornar-se num ciclo vicioso.
- A sua falta pode conduzir a estados de depressão e ansiedade, isto porque quando ingerimos açúcar o nosso cérebro liberta uma hormona responsável pelo nosso humor, a serotonina. Quando os níveis de açúcar baixam, pode levar-nos a sentir mais cansados, deprimidos e irritáveis, ou pior, a ter comportamentos agressivos.
- Pode ser prejudicial para o bem estar da nossa pele, dado que prejudica a microcirculação, levando a um envelhecimento precoce.
- Aumenta a probabilidade de ganhar cáries e outros problemas dentários.
- A ingestão regular de açucares refinados prejudica a nossa flora intestinal, podendo levar a problemas deste âmbito.
- A ingestão excessiva pode provocar obesidade e até chegar mesmo a diabetes.
- Prejudica em quase 50% a capacidade do nosso sistema imunitário, pelo que a nossa capacidade de combater infecções fica bastante comprometida.
A Organização Mundial da Saúde alerta que o consumo de açúcar não deve ultrapassar 10% das calorias na dieta, ou seja aproximadamente a 4 colheres de sopa ao dia.
É o bem que sabe pelo mal que faz! Eu ADORO doces e realmente uma das principais dificuldades que tenho na dieta, é cortar os açucares. Para além disso, comecei a usar alternativas mais saudáveis.
Ultimamente tenho utilizado bastante Stevia, mas também uso para bolos e cozinhados o açúcar mascavado. São opções mais saudáveis, mas de qualquer das formas, devemos sempre controlar o consumo destes ingrediente na nossa alimentação!